SCMC reuniu com a CM

A Santa Casa da Misericórdia de Caminha reuniu-se com a Câmara Municipal de Caminha.
No dia 14 de agosto, responsáveis da SCMC reuniram-se com o Sr. Presidente da C.M. de Caminha, Dr. Miguel Alves, para esclarecimentos acerca de vários assuntos de interesse mútuo:
Entre esses assuntos ou pontos de ordem, destacamos:
1 – Titularidade do logradouro do antigo hospital onde se atribuiu o topónimo Calouste Gulbenkian.
2 – Titularidade do imóvel onde funcionou a Escola de Azevedo.
3 – Testamento do Dr. Silva Torres relativamente ao Asilo Silva Torres.
4 – Pintura da fachada principal da Igreja da Misericórdia, limpeza das cantarias envolventes e pintura dos vãos frontais e laterais voltados à Rua São João.
5 – Abertura de mais uma sala na EB1/JI de Caminha, destinada ao Jardim de Infância.

Ponto um: o Sr. Provedor, Carlos Fernandes, deu conhecimento de que o logradouro em causa, faz parte do imóvel onde estão instalados os serviços administrativos da autarquia e que está alugado à CM pela SCMC. Disse que o citado logradouro, também está descrito no contrato de aluguer, e que está registado, tanto na Conservatória do Registo Predial, como na Autoridade Tributária e Aduaneira em nome da SCMC como se pode comprovar na Caderneta Predial.

 

1973 quintal do hospital

Imagem extraída do livro “Ruas de Caminha”
Ponto dois: relativamente ao edifício designado como Escola de Azevedo, o Sr. Provedor, lembrou que o testamento informa: “(…) caso de que essa escola seja suprimida ou passe a funcionar noutro edifício, passará a mesma casa para posse e propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Caminha.” Continuou por dizer, que no site da CM http://www.cm-caminha.pt/ver.php?cod=0N0B, está essa informação atualizada, e como se sabe, já há alguns anos que a escola funciona noutro edifício em Venade.

 

escola de azevedo (1)

A antiga, mas  já há uns anos  desativada, Escola de Azevedo
Ponto três: no que concerne ao edifício conhecido como antigo Asilo Silva Torres, o Sr. Provedor informou que na última Assembleia Geral da SCMC, o irmão, Sr. Fernando Miranda, chamou a atenção para o Testamento do Benemérito Silva Torres, segundo o qual, a propriedade do antigo Asilo Silva Torres poderá ser reclamada a favor da SCMC.

Etap

Duas prespetivas do  antigo, Asilo de Infância Desvalida, e anterior Convento de Santa Clara
Ponto quatro: o assunto acerca da pintura da fachada principal da Igreja da Misericórdia, limpeza das cantarias envolventes e pintura dos vãos, frontais e, laterais voltados à Rua São João, foi abordado no sentido da importância que essas obras têm para as duas instituições, visto que são de conservação e ao mesmo tempo embelezadoras. Assim, considerando que a Igreja está de frente para a Praça Conselheiro Silva Torres, foi pedido ao Sr. Presidente, Dr. Miguel Alves, que interfira, dentro do possível, de forma que possamos, muito brevemente, iniciar esses trabalhos. Trabalhos, aliás, que já foram adjudicados.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Igreja da Misericórdia com quase 500 anos de fundação

Ponto cinco: no que diz respeito à abertura de mais uma sala na EB1/JI de Caminha, conforme já era voz corrente, o Sr. Provedor, Carlos Fernandes, o Sr. Vice-Provedor, Prof. Manuel Marques, o mesário Sr. Vítor Couchinho, a Sra. Diretora Pedagógica, Dra. Lília Amorim e a Sra. Diretora Administrativa, Dra. Celisa Alves, que aí estiveram com as responsabilidades que lhes são inerentes, colocaram algumas perguntas ao Sr. Presidente, Dr. Miguel Alves. Acontece que como ele não estava na posse de todos os dados naquele momento, só mais tarde nos pôde informar de que, essa sala, não teve a devida autorização para ser “aberta”. Ora, essa era na verdade a resposta que mais interessava para a SCMC, o que acabou por nos causar uma enorme satisfação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha

Para fechar este assunto, por agora, importa salientar que a SCMC disponibilizou, para os três primeiros assuntos, documentos de suporte que serão bastante úteis para uma solução ajustada.
Oportunamente, teremos oportunidade de informar acerca dos desenvolvimentos desses assuntos, para os quais temos convicção que encontrarão respostas ou soluções que possamos vir a considerar de bom senso geral.

Contactos
Telefones da Sede 258 921 493 l
Telm.: 934 690 164
scmisericordiacmn@sapo.pt
 
Nós no Facebook
Últimas Notícias
NOTÍCIAS ANTERIORES
Calendário
Fev0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Dez0 Posts
Fev0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Mai0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Nov0 Posts

facebook