Património Interesse Nacional

A classificação da Igreja da Misericórdia a Monumento de Interesse Público, está em vias de ser conseguida, através da abertura de um Procedimento Administrativo que já está a decorrer na Direção Regional de Cultura Norte, da Secretaria de Estado da Cultura.

Em 04 de novembro de 2013, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, apresentou um Requerimento proposta à DRCN para que considerasse a Igreja da Misericórdia de Caminha um monumento com a classificação de Interesse Público Nacional.

Agora, em abril, em plena Semana Santa, recebemos um ofício com a feliz notícia, a nos informar que a Igreja da Misericórdia de Caminha tem:  Proposta de abertura do Procedimento administrativo de classificação cujo documento pode ser visto aqui.

Aqui a publicação em Diário da República

Uma das frases que mais nos orgulha é aqui transcrita:

«Face ao exposto, e no âmbito da Lei n.° 10712001, de 8 de Setembro, no Decreto n.° 30912009, de 23 de Outubro e nos critérios aplicados para a classificação de bens imóveis considera-se que a Igreja da Misericórdia de Caminha pelo seu valor histórico, social, pelo seu valor arquitectónico, pelo seu valor artístico, de uma riqueza notável em termos de bens móveis, pela sua exemplaridade, autenticidade e pelo seu estado bom estado de conservação, como testemunho e significado cultural insere-se no âmbito nacional. Pelo que, se propõe a abertura do procedimento administrativo de classificação da Igreja da Misericórdia de Caminha, não obstante de estar integrada na classificação do Centro Histórico de Caminha.»

Santa Casa da Misericórdia de Caminha no Facebook
Contactos
 
Sede 258 921 493 e 934 690 164
scmisericordiacmn@sapo.pt
Notícias
NOTÍCIAS ANTERIORES
Eco escolas

facebook