Descrição heráldica e explicação simbólica

brasão 500 anos pq png

Brasão: conjunto de dois escudetes de azul e vermelho. O primeiro, escudo de azul, carregado de uma cruz de ouro sobre uma caveira e dois ossos, passados em aspa, com as letras M e Z a ladearem a cruz e o ano 1516 sob a primeira letra, tudo de prata. O segundo, escudo de vermelho, um pé ondado de três faixetas de prata e azul, delas saindo  três ilhéus de negro, cada um encimado por uma torre de prata, lavrada de negro, aberta e iluminada do campo, sendo a do meio mais alta.

Sob os escudetes, em maiúsculas a negro, a palavra “CAMINHA”
Dois ramos de Louros, de verde, passados em aspa e atados de ouro a orlarem os escudetes.
Coroa Mariana, de ouro, realçada e aberta de negro, com os dizeres em maiúsculas, também a negro, “SANTA CASA DA MISERICÓRDIA”, encrostada de pedras preciosas de safiras e rubis, suportando uma quina de azul carregada de cinco besantes de prata, que por sua vez se submete a uma pomba de prata nimbada de azul.

bandeira_pq

Explicação simbólica

A heráldica, brasão ou armas da Santa Casa de Misericórdia de Caminha, está composta por um conjunto de símbolos, cujo significado se explica:
Dois escudetes irmanados sendo um de azul e o outro de vermelho.
O primeiro, de azul, que representa a Justiça, ostenta alegorias próprias da Santa Casa a saber:
A Cruz, que simboliza o calvário é um indicativo de carácter religioso e cristão das Irmandades das Santas Casas de Misericórdia.
A Caveira e Ossos são o símbolo das 14 Obras de Misericórdia, que se constituem como programa das Santa Casas, por vontade da sua fundadora, a rainha D. Leonor, em 1498. A última das Obras de Misericórdia Corporais consiste precisamente em enterrar os mortos.
As letras, M e Z, significam misericórdia em escrita antiga.
A numeração, 1516, indica o ano de fundação da instituição no concelho de Caminha.
O segundo, de vermelho, reflecte as armas do concelho de Caminha, onde se insere a Santa Casa da Misericórdia, uma das mais importantes instituições caminhenses.
A coroa de Louros, de verde, atada de ouro, simboliza a honra, transportada há centenas de anos, em resultado de altruísticas vitórias em favor dos povos caminhenses.
A encimar este conjunto, tem-se uma Coroa Mariana, de ouro, realçada e aberta de negro, com os dizeres em maiúsculas, também a negro, “SANTA CASA DA MISERICÒRDIA”, encrostada de pedras preciosas de safiras e rubis que é, simultaneamente, laica e religiosa.
Laica quando se identifica com as dinastias portuguesas desde D. Manuel I, em virtude de uma das quinas incrustadas.

Religiosa, cristã, quando se submete a uma pomba branca, nimbada de azul, ou seja, uma coroa Mariana, que simboliza, simultãneamente, Nossa Senhora da Misericórdia e Nossa Senhora da Assunção, Esta a padroeira de Caminha, .
A bandeira branca, com os cordões e borlas de azul e branco, para além de respeitarem as regras heráldicas, têm o dom de reflectirem a pureza da instituição num dos seus fundamentos mais nobres: dar a Paz a quantos puder dar.

Carlos Alberto Mouteira Fernandes, em Novembro de 2007, após  estudo, elaborou o desenho com a respectiva  fundamentação heráldica, tendo sido aprovado por unanimidade, em Assembleia Geral da instituição.

Contactos
Telefones da Sede 258 921 493 l
Telm.: 934 690 164
scmisericordiacmn@sapo.pt
 
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Fev0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Mai0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Nov0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES
NOTÍCIAS ANTERIORES
Nós no Facebook
Centro Infantil Facebook

facebook

facebook